Por que investir em franquias internacionais durante a crise?

Normalmente, as empresas se acautelam nas crises, porque elas geram muito inseguranças na economia. No fundo, as crises nos forçam a rever planos e reduzir custos, o que não é ruim, principalmente quando se aumenta a eficiência da empresa, com cortes precisos e bem feitos.

Mas nada melhor neste hora do que ver as oportunidades que aparecem, e que muitos não vêem, e mesmo os que as enxergam, não tem coragem para agir.

Cerca de 90% das grandes empresas no Brasil nasceram ou deram saltos nos seus resultados nas crises. E olha que o Brasil é pródigo em crises de todo o tipo, nos tornando vulneráveis e, ao mesmo tempo, fortes o suficiente para sobreviver a todas elas. Nas crises, as empresas têm de ser mais criativas, e buscar maneiras de se sobressair no seu mercado, de conquistas seu consumidor, de vencer os seus concorrentes.Enfim, é uma luta onde alguns sobrevivem, alguns saem do mercado e uns poucos aproveitam para crescer.

Normalmente, quem pensa a longo prazo aproveita estes ajustes de mercado para poder garimpar as oportunidades e fazer bons negócios como aquisições, fusões, ou mesmo aproveitar para crescer no seu mercado em cima dos seus concorrentes, que congelaram seus investimentos, que é a maioria.

Com a alta do dólar, os grupos estrangeiros, mesmo receosos com a possibilidade do Brasil perder o grau de investimento de forma definitiva, estão aproveitando para comprar ativos no Brasil. Tudo ficou mais barato e a gente sabe que este desequilíbrio é temporário e a médio e longo prazos, existe um ajuste no valor dos ativos.

E mesmo investidores nacionais mais atentos estão buscando oportunidades de empresa para comprar na baixa, principalmente as que têm marcas e conceitos bons e estão enfrentando problemas de gestão. E no setor de franquias está cheio de oportunidades, principalmente internacionais, pelas dificuldades naturais de crescimento que tem num mercado maduro como o nós e em crise.

No fundo é fácil dizer, mas não é fácil agir num momento de mercado em queda, situação política indefinida, mercado mundial também receoso, com muitas variáveis incontroláveis. O mercado mundial está com muitos recursos para serem aplicados em bons projetos, em boas empresas. O que não falta são recursos. E com muitos países com problemas, faltam novos projetos. Quem tem os recursos e busca oportunidades acaba comprando empresas e abrindo novas franquias de sucesso.

Enfim,as crises são janelas de oportunidades. A gente não sabe direito quando essa janela vai ser fechar, portanto, aproveite para se beneficiar dela.

Fonte [adaptado]: https://globalfranchise.com.br/por-que-investir-em-franquias-internacionais-durante-a-crise/

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *