Como fazer os funcionários remotos se sentirem mais conectados

Trabalhar remotamente tem muitas vantagens, tanto para uma empresa quanto para seus funcionários. Os empregadores economizam dinheiro evitando as despesas que vêm com um escritório tradicional e podem escolher as melhores pessoas para sua equipe, independentemente de sua localização. Os trabalhadores remotos aproveitam mais a flexibilidade, livram-se do trabalho diário incômodo e passam mais tempo em casa com suas famílias.

Com tantos pontos positivos, não é de admirar por que o trabalho remoto está se tornando cada vez mais popular. Segundo a pesquisa da Owl Labs, 16% das empresas globais são totalmente remotas e 40% parcialmente remotas. Esses números só vão continuar a aumentar à medida que mais pessoas perceberem os benefícios do trabalho remoto.

Com todos os benefícios do trabalho remoto, porém, surgem lutas também. Quando os membros de sua equipe estão trabalhando em suas casas em locais diferentes, eles estão perdendo a conexão entre si e com a empresa como um todo. Um estudo da Harvard Business Review com 1.100 funcionários descobriu que os funcionários remotos têm maior probabilidade de sentir que os colegas os maltratam e os deixam de fora. Se seus funcionários remotos estiverem experimentando esses sentimentos, isso poderá diminuir sua produtividade e afetar negativamente o moral da empresa.

Construir conexões fortes é uma parte fundamental da construção de um negócio forte. Veja como tornar sua equipe de trabalho remota mais conectada.

1. Use ferramentas de comunicação.

Seus funcionários remotos precisam poder se comunicar facilmente uns com os outros. Enviar um e-mail e aguardar para receber a resposta não vai funcionar no ambiente de trabalho de hoje. Para que seus funcionários remotos se sintam realmente conectados, é necessário usar ferramentas de trabalho remotas para comunicação. Uma das ferramentas de trabalho remoto mais populares é o Slack. O Slack é uma ferramenta de mensagens instantâneas que organiza conversas em canais. Esses canais permitem que você organize ainda mais as comunicações com base em equipes, projetos ou até mesmo em escritórios. A implementação de uma ferramenta de comunicação, como o Slack, permitirá que os funcionários remotos sintam que podem conseguir alguém rapidamente se precisarem.

Além de criar canais do Slack com base em equipes e projetos, você deve criar alguns canais gerais ou familiares que permitam que seus funcionários remotos conversem uns com os outros sobre tópicos não relacionados ao trabalho. Muitos funcionários remotos perdem a oportunidade de conversar com seus colegas de trabalho como fariam em um escritório tradicional. Se eles tiverem um espaço para conversar sobre o que quer que esteja em sua mente, eles se sentirão como um verdadeiro membro da sua família de trabalho.

2. Realize reuniões por vídeo semanais.

Outra maneira eficaz de fazer com que sua equipe de trabalho remoto se sinta mais conectada é com alguma interação face a face. Muitos estudos afirmam que a tecnologia matou as interações face a face. Embora isso possa ser verdade, no caso de trabalho remoto, a tecnologia realmente possibilita a interação face a face. Como os funcionários remotos não podem entrar no escritório, você pode realizar reuniões de vídeo semanais com uma ferramenta de comunicação por vídeo, como o Zoom ou o Skype. A realização de videoconferências regulares permitirá que os funcionários remotos fiquem com o tempo perdido. Em última análise, isso irá ajudá-los a formar melhores laços com seus colegas de trabalho.

Para construir conexões ainda mais fortes durante as suas videoconferências semanais, não fale apenas sobre trabalho. Adicione um toque pessoal. Para as videoconferências semanais de nossa empresa, antes de começarmos a falar sobre projetos, um novo lançamento de website ou KPIs, permitimos que os membros de nossa equipe compartilhem qualquer boa notícia que tenham. Isso poderia ser uma boa notícia relacionada ao trabalho ou apenas algo divertido que eles fizeram no fim de semana.

3. Estabelecer tradições divertidas da empresa.

É fácil estabelecer tradições divertidas da empresa em um ambiente de trabalho em pessoa. Por exemplo, no aniversário de cada um de seus funcionários, você pode fazer uma festa de pizza e bolo no escritório. Na última sexta-feira de cada mês, você pode ter um dia de jogo de tabuleiro. Se você quiser fazer com que sua equipe remota se sinta mais conectada, é importante continuar com esses tipos de tradições divertidas da empresa on-line. Então, como você faz isso?

Bem, para celebrar aniversários, você pode postar mensagens de “feliz aniversário” no Slack. Dessa forma, outros funcionários podem entrar em contato com suas próprias mensagens de aniversário e GIFs. Talvez você possa até mesmo entregar uma pizza para a localização de seu funcionário remoto. Fazemos isso ocasionalmente em nossa empresa remota. Você também pode criar gincanas on-line ou juntar todo mundo para jogar um jogo online. A inclusão de funcionários remotos em tradições divertidas criará vínculos mais fortes e ajudará a manter a cultura de sua empresa intacta.

4. Comemore sua equipe.

Reconhecer as conquistas e melhorias que seus funcionários e colegas de trabalho estão fazendo é uma ótima maneira de fazê-los sentirem-se orgulhosos e como uma parte importante da equipe. Portanto, se você quiser que seus funcionários remotos se sintam mais conectados, reserve um tempo para celebrá-los. Não apenas o elogio fará com que sua equipe se sinta mais conectada, mas também pode realmente aumentar a produtividade, de acordo com um estudo publicado na Forbes.

Você pode fazer isso enviando uma mensagem rápida de elogio quando um funcionário remoto faz um ótimo trabalho ou adicionando um programa Funcionário do Mês. No entanto, como proprietário da empresa, você não pode estar em todos os lugares o tempo todo, então você não será capaz de ver todas as coisas incríveis que seus funcionários estão fazendo. Portanto, permita que os membros de sua equipe celebrem uns aos outros implementando um sistema que permita que os membros da equipe enviem elogios. Dessa forma, todos poderão obter um pouco de brilho um pouco mais fácil.

5. Planeje um retiro anual da empresa.

Reunir-se com sua equipe remota pessoalmente é outra ótima maneira de formar conexões mais fortes. Tente planejar um retiro anual para todos os seus funcionários. Dependendo da localização de seus funcionários, um recuo anual da empresa pode não ser viável para todas as empresas. No entanto, se você conseguir fazer isso, um retiro anual é uma das maneiras mais eficazes de passar um tempo de qualidade real juntos e construir conexões profundas.

Um retiro de equipe permitirá que todos os seus funcionários remotos se reúnam e compartilhem ideias, trabalhem juntos em projetos e estabeleçam metas da empresa. Mas um retiro anual não deve se concentrar apenas no trabalho. Certifique-se de que sua equipe tenha tempo livre durante o retiro para se encontrar e conhecer um ao outro. Você também deve planejar atividades e passeios divertidos; permitir que seus funcionários se soltem um pouco lhes dá a chance de se abrir e se conhecer. Um retiro fará com que sua equipe remota se sinta mais conectada e lhes dê algo incrível para esperar o ano todo.

Quando você está gerenciando uma equipe remota, muitas vezes você está preocupado com a logística. Como a equipe irá colaborar, como se comunicará e lidará com o atendimento ao cliente, como enviará o trabalho concluído e assim por diante. Mas garantir que seus funcionários remotos se sintam conectados é fundamental para administrar uma empresa remota bem-sucedida.

Os membros da sua equipe, sentindo-se conectados uns aos outros, irão melhorar suas habilidades de colaboração e, finalmente, a qualidade do trabalho que produzem. Uma equipe remota conectada é feliz. Quando seus funcionários remotos sentem uma conexão com os colegas de trabalho e a empresa, eles ficam por perto a longo prazo.

Fonte [adaptado]: https://www.business.com/articles/remote-workers-feel-connected/

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *